Projeto Hidrosfera

O projeto Hidrosfera é uma iniciativa inédita no país construído a partir de uma parceria entre ITIAPU Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Contribui para o entendimento da interação entre as águas subterrâneas e superficiais na Bacia do Paraná 3 (BP3). Como consequência, fornece informações sobre a disponibilidade e qualidade desse recurso para a gestão racional e responsável da água.

Timeline

O Hidrosfera teve início em julho de 2018. Na primeira fase, foram desenvolvidas e implantadas a rotina e metodologia para o monitoramento das águas subterrâneas da BP3, considerando aspectos qualitativos e quantitativos, como o nível da água, impactos das chuvas e composição.  Conheça a timeline do projeto:

timeline hidrosfera.jpg

Infográfico: Modelo Hidrogeológico do aquífero Serra Geral

A partir do monitoramento das águas subterrâneas na Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (BP3), desenvolvido pelo projeto Hidrosfera desde 2018, foi elaborado o Modelo Hidrogeológico do Aquífero Serra Geral. 

Ele mostra o comportamento da água, com informações como o volume de precipitação anual, de recarga, de escoamento superficial e da evotranspiração da água. Apresenta, ainda, os tipos de rocha pelas quais as águas subterrâneas percorrem, através de fissuras. 

Também aponta possíveis pontos de contaminação dessas águas no contato com a superfície, com elementos advindos de atividades industriais e agrícolas, e também pelo esgoto doméstico.